15.3.13

O sexo dos anjos

Talvez um dia se saiba porque resignou o papa Bento XVI. Se é certo que estava velho e doente, é caso para perguntar quantos papas permaneceram novos e saudáveis até à morte...! A hipótese de existir um mal-estar na Cúria Romana por trás do seu próprio mal-estar, é muito provável.

Sobre isto, vale a pena atender a alguns comentários do dominicano brasileiro Frei Betto que classifica a Cúria Romana actual como um "ninho de cobras". Do mesmo artigo eu destaco e recorto para aqui outra passagem acerca das questões da sexualidade.

«A imagem da Igreja Católica está manchada, hoje, por escândalos sexuais e falcatruas financeiras. Não se espere do novo papa atitudes ousadas enquanto Bento XVI lhe fizer sombra na área do Vaticano. Mas seria uma irresponsabilidade o papa Francisco não abrir, no interior da Igreja, o debate sobre a moral sexual». A este respeito o padre brasileiro lembra que «apenas aos anjos é dado prescindir da sexualidade». E mais diz:

«Nesse tema, são muitas as questões a serem aprofundadas, a começar pela seleção dos candidatos ao sacerdócio. Já há uma instrução de Roma aos bispos para que não sejam aceitos jovens notoriamente afeminados – o que me parece uma discriminação incompatível com os valores evangélicos. Equivale a impedir o ingresso na carreira sacerdotal de candidatos heterossexuais dotados de uma masculinidade digna de Don Juan».

E mais adiante: «Facultar às mulheres o acesso ao sacerdócio implica modificar um dos pontos mais anacrônicos da ortodoxia católica, que ainda hoje considera a mulher ontologicamente inferior ao homem».

O artigo completo de Frei Betto está em alainet.org

Sem comentários: