27.2.14

Sexta 28 Fevereiro

Hoje, 28 de Fevereiro, pelas 23h55 (aproximadamente, claro!) a RTP Memória reexibe o meu documentário "Manuel Valadares - um caso exemplar".

Se a oportunidade encontrada pela RTP é o aniversário do nascimento do cientista que Salazar expulsou do país, há pelo menos duas oportunidades mais relevantes para que se trate de um caso exemplar: a questão da "exportação de cientistas" e a polémica sobre bolsas de estudo.


Em 1947, era a repressão política; hoje é a repressão económica. Mas o problema é o mesmo. Naquele tempo, Valadares foi colaborar com a família Curie na investigação das mais evoluídas descobertas científicas, nomeadamente a física atómica e a radioactividade - ele que já havia introduzido em Portugal a análise radiográfica das obras de arte.

Nos tempos que correm, é o que se sabe em matéria de bolsas e de emigração! E que mais tarde será lembrado para vergonha dos governantes "em curso", também eles ideólogos do empobrecimento material e científico.

1 comentário:

Alf disse...

A repressão económica só existe quando e onde há repressão política; ou há dúvida de que ambas (já) estão instauradas?!...