26.5.16

Bastidores da Tv: "Nós os jornalistas"

Há os vaidosos que são jornalistas, como Daniel Oliveira (o do Eixo do Mal e não o outro), e há os jornalistas que são vaidosos, como um tal José Gomes Ferreira (o do Negócios da Semana, não o poeta). Até parece que o demo se vinga da bondade de uns, atribuindo o seu nome a outros.

"Nós jornalistas" é a expressão mais "recorrente" de J. Gomes Ferreira, cujas "perguntas" deixam pouco espaço aos entrevistados para as respostas que era suposto justificarem a sua presença. E isso faz-me lembrar um episódio passado numa reunião de produção a que assisti há uns anos na RTP.

A certa altura, a apresentadora "puxou dos galões" para argumentar contra o realizador, nestes termos: "É que sou eu que dou a cara no programa!". Resposta oportuna da directora: "Hoje és tu; amanhã, não se sabe...".

Fica aqui o conselho ao J. G. Ferreira: tente saber o que é feito de muitos jornalistas, vedetas e estrelas do passado da Televisão que foram devolvidos à sua condição de pessoas comuns, de um momento para o outro e sem saber porquê.

A propósito, segue uma "peça jornalística" recolhida no Youtube

Sem comentários: