29.6.18

José Manuel Tengarrinha

Interrompo o longo silêncio que venho mantendo neste blogue, para registar o meu sentido pesar pela morte de José Manuel Tengarrinha. 

Não se entendam estas palavras com ligeireza porque é tão profundo o meu pesar quão grande é a admiração que sempre tive pela sua generosa e corajosa dedicação à luta antifascista, desde a minha adolescência no Portugal salazarista. Mas não menos admiração pela sua personalidade, seja na sua cumplicidade com o Partido Comunista Português, seja no distanciamento discreto que manteve em relação a este partido - eu diria em relação a alguma "vanguarda" dirigente do PCP - em diferentes circunstâncias. 

Soubesse eu gritar quanto lhe devo, quanto lhe devemos todos - os que o sabem e os que não o sabem. Afinal, mais que um sentimento de pesar é um sentimento de pertença a uma causa que justificou muitas vidas.


Sem comentários: