24.1.08

Homenagem

As fotos foram por mim "roubadas" ao Victor Dias, do seu blogue tempodascerejas.blogspot.com

18.1.08

Ingerência na Informação


A RTP arquivou o processo contra José Rodrigues dos Santos decorrente da denúncia que este fez da ingerência directa da administração na gestão da Informação da RTP.

Fez mal a RTP. Muito mal! Pois não era de esperar que se apurasse das responsabilidades de quem fez ingerência e de quem a aceitou? Não era isso que interessava? Ou era saber quantas vezes e a que horas é que o JRS passava o dedo pelo controlador electrónico da entrada?

Opps, acabo de saber que o presidente do PSD faz ingerências partidárias públicas na programação dos canais todos da Televisão. Afinal isso é normal. É que eu sonhei que já estávamos num regime democrático. Ou o regime democrático é isto? O melhor é perguntar ao Presidente da República que é o garante blá blá blá.


(O que tem a foto de Putin a ver com isto? Elementar, meus caros. Elementar.)

12.1.08

Promessas

À esquerda, um filósofo grego; à direita, um filósofo alemão.


1.Consta que a irmã do alemão falseou os seus escritos após a sua morte, para apoiar uma causa anti-semita, o que lhe valeu, à irmã, morrer confortavelmente sob a tutela nazista. Com efeito há quem sustente que os escritos de Nietzsche revelam repulsa ao anti-semitismo.
Moral da história: a mentira compensa!


2.Durante toda a vida, o alemão tentou explicar o insucesso da sua literatura, chegando à conclusão de que nascera para os leitores do porvir. Isto é, que só no futuro se haveriam de compreender sentenças como: «o homem é o animal que pode fazer promessas».
Moral da história: mentir é humano!

3. Parafraseando o grego Sócrates : «A razão porque não deves mentir» ao povo nas campanhas eleitorais não é apenas porque isso é falsa concorrência baseada em publicidade enganosa, é sobretudo «porque tu vais ter que viver com o trapaceiro durante a vida toda! Moral da história: ó bem que és sério, ó bem que és primeiro- ministro!

Para Karl Marx, "república parlamentar" não é sinónimo de "democracia", como pretende a filosofia política do liberalismo. A república parlamentar não garante "a liberdade"; antes constitui uma forma de dominação. Ao contrário da monarquia ou da ditadura militar (onde apenas um sector da burguesia domina), na república parlamentar é a burguesia no seu conjunto que exerce o domínio através do Estado e das suas instituições "representativas".

6.1.08

Agostinho da Silva

Uma das experiências mais ricas da minha profissão foi a realização para a RTP, de uma série de entrevistas com o professor Agostinho da Silva.



Espero voltar a este artigo ou "post" para partilhar alguns aspectos não publicados dessa experiência: da mesa a que o sentei, da sua boina que não consegui mostrar, da sua justa impaciência com os convidados atrasados... Sendo portuense e aquariano como eu, mais não precisava para ter a minha simpatia... Mas muito mais que isso, foi um homem justo e corajoso.

Cito, de http://www.geocities.com/TheTropics/4491/prof.htm as seguintes notas:

«Na qualidade de professor do ensino oficial, em 1935, é demitido por se ter recusado a assinar uma declaração onde devia declarar não pertencer a nenhuma organização secreta. Na realidade não pertencia a nenhuma organização mas aquela situação indo de tal modo contra a sua maneira de ser, levou-o realmente a não assinar semelhante papel.

Entretanto, com mais umas aventuras de permeio, uma delas conduziu à sua excomunhão por parte da Igreja, fartou-se deste país que ele tanto amava e partiu para o Brasil à procura de novos rumos.