29/02/2008

Galiza e Portugal

Tenho a ideia de que Don Afonso Henriques se "enganou" no caminho, ao expandir o Condado Portucalense para baixo e não para cima ou até para o lado, considerando as afinidades culturais. Mas compreendo que o homem era um bruto, um inculto, pouco ou nada sensível a estas questões.

O facto é que a simpatia recíproca entre as comunidades nortenhas de Portugal e a Comunidade Autónoma de Galiza tem sido um fenómeno persistente. Um recente episódio desse namoro é esta notícia recente:

«Em resposta ao deputado do Bloco Nacionalista Galego (BNG) Francisco Rodríguez o presidente do governo espanhol José Luís Rodriguez Zapatero declarou no parlamamento espanhol que «o Governo espanhol está aberto a estudar a possibilidade de planificar um novo multiplex autonómico adicional para poder difundir a televisão portuguesa na Galiza».

A notícia é de há 2 meses apenas, 31 de Dezembro de 2007, e vem reportada neste vídeo. Mas o assunto foi também tratado na SIC (canal 3 da televisão portuguesa) como se pode ver aqui!


No momento em que José Sócrates anuncia um 5º canal aberto (eu acredito mais facilmente no 5º Império mas se é para acabar com os outros 4...) e em que Menezes do PSD reabre o ataque à sobrevivência económica da RTP, haja alguém que nos queira bem.

Sem comentários: