10.10.10

Popular Democrática

O partido comunista da Coreia do norte celebrou neste sábado, 9 de Outubro, os seus 65 anos.
O líder norte-coreano Kim Jong-Il, 68 anos (ao centro na foto), está muito doente depois de ter sofrido um acidente vascular cerebral em 2008. Nestas condições, prepara-se para designar o seu sucessor! Parece que o mais provável será o próprio filho, Kim Jong-Un, de 27 anos de idade, tal como Kim sucedeu em 1948 a seu pai (estátua da foto). Mas também poderá ser Kim Kyung-hee, a irmã do “querido líder” actual.

Assim vai o “centralismo democrático”, ali como em Cuba onde Fidel designou o irmão para lhe suceder, como em toda a parte onde o princípio é inscrito.

Tal como em Cuba, de resto, a educação e saúde gratuita são atribuidos a toda a população em troca da liberdade. Tal como em Cuba, aqueles serviços têm uma qualidade mínima e a penúria de alimentos é alarmente. Tal como em Cuba, a “legitimidade” do monarca é assegurada pelo sistema político que garante unanimidade à designação. Tal como Cuba, a Coreia do Norte acusa os EUA de ameaçarem o país, nomeadamente com base em manobras militares na região – o que parece ser verdade, diga-se, mas que serve de justificação para o regime militarista de excepção permanente imposto ao país.
Passados 65 anos sobre a derrota do nazi-fascismo, data a que está ligada a criação do PC da “República Popular Democrática da Coreia”, o que agora se comemora, porém, com um desfile militar no qual participarão 20.000 soldados, mísseis, tanques e outros tipos de armamento, não é o socialismo científico, a libertação de um povo oprimido por uma classe dirigente, é a permanência desta classe contra tudo, contra todos e com todos os meios durante dezenas de anos – é a tirania científica.

Tendo sido convidados a participar oficialmente na Festa do Avante do mês passado, no âmbito dos “partidos irmãos”, ainda não consta que uma delegação do PCP se tenha deslocado àquele país nesta efeméride, mas pode ser apenas uma questão de falta de informação. Ou não.

2 comentários:

O Puma disse...

Mario Soares bem tentou

antónio m p disse...

Tentou o quê?