15.10.18

O tufão de S. Bento

Neste fim-de-semana o furacão Leslie passou por S. Bento – Bento e não vento, seus murcões! Depois de ter arrasado um café na Foz do Douro e dezenas de casas em Coimbra, e de ter destruído 200 linhas de alta/média tensão, ainda provocou a queda de muitas árvores e de quatro ministros. Razão tinha Karl Marx em relacionar os fenómenos políticos com os naturais, ao que se vê.

Solidário, por regra, com os ministros que nomeia, é bem possível que António Costa se tenha visto confrontado com divergências insanáveis entre o Orçamento de Estado... de Mário Centeno e as pretensões dos três ministros agora exonerados. Não será indiferente que o Primeiro-Ministro justificasse a remodelação por razões de uma "dinâmica renovada", com "reforço da política económica"... blá blá blá.

O caso do Ministro da Defesa Nacional pode ser explicado para evitar desgaste do Governo e não, como ele afirmou, o “desgaste das Forças Armadas”. Mas sobretudo para evitar o desgaste pessoal do próprio Azeredo Lopes – digo eu. Fez bem, sr. doutor, que cada um é pr'ó que nasce.


Sem comentários: