24.2.19

A invasão dos porcos

La ayuda humanitaria es una trampa cazabobos, un show malo y fracasado – disse Maduro.


Da Ajuda Humanitária à Baía dos Porcos

Ao reflectir sobre esta operação de "Ajuda Humanitária" a gente não pode deixar de se lembrar da invasão da Baía dos Porcos (1)

Em Abril de 1961, um grupo paramilitar de cubanos exilados nos Estados Unidos da América (2) executa uma tentativa de invadir o sul de Cuba para derrubar o governo socialista e assassinar Fidel Castro.

Tal como acaba de acontecer com a tentativa de invasão da Venezuela para derrubar Nicolas Maduro, o golpe de 61 fracassou e as forças comandadas pelos EUA retiraram, então como agora, invadidas por uma tremenda humilhação.

Agora como então, o chefe do governo atacado bem pode declarar vitória sobre o imperialismo americano e cuspir na cara do presidente da Colômbia, do excitado presidente do Chile, Sebastián Piñera, e de muitos jornalistas de aquém-e-além-mar que continuarão a espumar de raiva disfarçada de indignação.

Mas se Guaido não vai aprender nada com esta experiência humilhante, devido à sua arrogância e às suas ambições pessoais, Nicolas Maduro pode e deve aproveitar para reavaliar o seu estilo de comunicação, os seus métodos de gestão política e sobretudo a sua estratégia económica.

(1) Conhecida em Cuba como La Batalla de Girón)
(2) Chamado Brigada de Assalto 2506

Sem comentários: