29.5.11

Porque hoje é domingo (5)

Senhor, não Vos entendo. Para mim, pobre ovelha desorientada, é mais fácil perceber o António Lobo Antunes do que o apóstolo João, co-autor do Evangelho, santo e pescador.

Narra ele, o S. João (capítulo 14, versículos 15 a 21):


Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:
(15) Se me amais, guardareis os meus mandamentos,(16) e eu rogarei ao Pai, e ele vos dará um outro Defensor,para que permaneça sempre convosco:
(17) o Espírito da Verdade, que o mundo não é capaz de receber, porque não o vê nem o conhece.
Vós o conheceis, porque ele permanece junto de vós e estará dentro de vós.
(18) Não vos deixarei órfãos. Eu virei a vós.
(19) Pouco tempo ainda, e o mundo não mais me verá, mas vós me vereis, porque eu vivo e vós vivereis.
(20) Naquele dia sabereis que eu estou no meu Pai e vós em mim e eu em vós.
(21) Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama, será amado por meu Pai,e eu o amarei e me manifestarei a ele.



Vamos então por partes:

«15) eu rogarei ao Pai, e ele vos dará um outro Defensor» - Como é que sabe se o Pai dará ou não se ainda nem rogou? pode, quem roga, estar assim tão certo de obter o que pretende?

« ele vos dará um outro Defensor, para que permaneça sempre convosco» - Mas então Deus não estava já sempre connosco? Outro para quê? Não será um desperdício de deuses?

18 a 20 – para quê tantas viagens de ida e vinda a nenhures? E o que quer dizer (20) « eu estou no meu Pai e vós em mim e eu em vós»?

« Quem me ama, será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele»
- dando de barato que isto faça algum sentido, ainda assim pergunto: e quem não “me ama”? A Humanidade está dividida em classes, os que amam a Deus e os que não amam? Não somos todos irmãos e tal?

Espero que da próxima vez que passes pela Terra tenhas tempo de explicar melhor a tua ideia. Pelo menos a mim que devo ser o único que dou importância às cousas que dizem que disseste.


NOTA: Os versículos aqui citados são a leitura do Evangelho adoptada pela Igreja Católica paea este domingo 29.
NA FOTO: O da direita é o santo! - o evangelista S. João, segundo escultura de Donatello

Sem comentários: