25.8.10

A palavra Socialismo ...

... e o preâmbulo da Constituição

O que falta ao Socialismo para ser perfeito? Talvez a liberdade. O que falta ao Capitalismo para ser perfeito? Talvez a solidariedade. (Passe o simplismo).

Como nenhum destes remédios se vende na farmácia, vamos ter que ser nós a fabricá-los.

Sobre a inserção do termo “Socialismo” no preâmbulo da Constituição da República Portuguesa nascida com a revolução anti-fascista de 74, expressão que a direita política abomina desde sempre e esconjura agora com o peito inchado, ela inscreve no ideário do novo regime, aspirações de justiça e solidariedade que mobilizaram o povo português nos combates dos anos setenta, aspirações que levaram para as ruas, de peito aberto e de alma inflamada, aqueles que dariam rumo e determinação ao processo iniciado pelo Movimento dos Capitães.

Falsa questão, a que a Direita invoca. Pela sua lógica o Partido Socialista também devia mudar de nome. Na verdade a palavra faz, isso sim, um apêlo à utopia que no seu melhor se opõe ao que tem de pior o sistema capitalista. Ela inspira valores humanistas e universais. Ela dá sentido a princípios tão condenáveis para a Direita como o ensino e a saúde tendencialmente gratuitas e universais, entre outros. A Direita está mais interessada em consagrar o direito ao despedimento desde que haja "razão atendível"... (Artº 53º)e em condicionar "a repartição justa do rendimento e da riqueza" (Artº 103º)... à "capacidade contributiva" dos cidadãos!". E reforçar a intervenção do Conselho de Estado... que não é um orgão eleito!

Falsa questão, insisto, quando se sabe da enorme extensão com que é interpretada a palavra "socialismo", desde a mais ingénua utopia até à mais “científica certeza”, desde Saint-Simon até Lenine, desde António Sérgio a Álvaro Cunhal...

Fotos pela ordem do texto. Imagem inicial roubada descaradamente a “O ELUCUBRATIVO”

Proposta de Revisão Constitucional, AQUI.

1 comentário:

Mar Arável disse...

Sá Carneiro que aprovou a Constituição
não estaria - digo eu - de acordo com a revisão proposta pelo psd

nem contra a letra do hino nacional