22.9.22

Flor de papel

Detém-se o poeta diante de uma imagem
Que não é nascer nem pôr do sol,
Não é pássaro azul nem verde mar,
Crisântemo vermelho pode ser,

Que nos seus olhos se adivinha a paixão.
Tristes jacintos, porém, parecem ver,
Ou pétalas caídas de um malmequer.
Detém-se o poeta diante de uma imagem
Que, a ser flor, será flor de papel.

18.9.22

Porque hoje é domingo (128)

SÓ POR EXEMPLO:
Pela tradição que tem a CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil), e pela força da Igreja Católica no país, o cargo de presidente da CNBB é de prestígio e influência política, pois o líder da entidade acaba virando o porta-voz da Igreja no Brasil. Os exemplos actuais e passados são muitos mais, como se sabe.

E, NO ENTANTO:
“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou odiará um e amará o outro, ou se apegará a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro” (Lucas 16,13).

E, no entanto, o que sabemos nós do que tem sido a Igreja Católica em toda a sua existência? Na melhor das hipóteses, um centro de emprego para famílias pobres, quanto à formação académica e à carreira profissional que proporciona aos que nela buscam um futuro… ao serviço dela. E, por outro lado, dinamizando um centro de poder social e político à medida das oportunidades históricas, assumindo sozinha esses poderes – perseguindo violentamente os “hereges” - ou fazendo alianças com uns governos contra outros – manipulando os poderes instituídos e encaminhando no mesmo sentido os seus fiéis.

As suas instituições de caridade e outras iniciativas caridosas que, na verdade, não custam nada aos bispos, mas sim aos crentes, são o “rosto humano” da sua actividade fundamental.

14.9.22

A meio do caminho

Ainda vou a meio do caminho
Por ruas e vielas, por terra e empedrado
De pés no chão, olhos no horizonte
Carregando o presente e o passado

Levo comigo um mapa de ilusões,
E a palavra esperança escrita na cabeça
Memórias de sinais e de canções
Para que a voz de Ninfa não esqueça

Ainda vou a meio do caminho
De São Tiago, em silêncio, sozinho
Escravo do desejo, peregrino,

E já sinto saudades do futuro
E já vejo a Terra prometida
Bêbado de fé e grávido de vida.

amp 2022

13.9.22

2.9.22

Os meus poemas

O autor deste blogue, a quem escasseia a imaginação ou a paciência para trazer até aqui conteúdos que exigiriam mais trabalho do que isto, decidiu divulgar o seu vídeo recentemente publicado no Youtube. É uma espécie de antologia poética audio-visual a que chamou PRETÉRITO MUITO IMPERFEITO" à falta de mais perfeito nome: