8.3.10

Sonhar é legal em Cuba


«Esta noche es la reunión para proponer candidatos en la zona de bloques de concreto donde vivo.

La citación ha llegado desde hace un par de días mientras en la tele nos convocaban a elegir a los mejores y más capaces. Sin embargo, no me queda ni pizca de fe en un mecanismo que ha probado su inoperatividad y su sectarismo.

Me gustaría levantar la mano por el vecino de verbo firme y proyectos concretos que vive al frente, pero hay órdenes de salirle al paso a quien nomine a un “disidente”, incluso a esos que sólo parecen ser proclives al cambio.

Existen muchas posibilidades de que sea ratificado el mismo delegado que desde hace más de diez años nos promete soluciones, a sabiendas que no está en sus manos cumplirlas. Él es el cómodo candidato de estas elecciones baldías, y nosotros meros figurines que deben alzar la mano o rellenar la boleta».

Este excerto do blogue de Yoani Sánchez, que em dois dias já recebeu cerca de 2500 comentários, não faz referência ao facto de que toda a informação publicada em Cuba é propriedade e conteúdo do partido do Governo e que é com essa desinformação e o controlo das opiniões pela polícia política, que se desenrolam os processos eleitorais.

Bem podem os Castros, grandes proprietários de Cuba, invocar os alegados 638 atentados contra Fidel que isso não lhes dá autoridade moral para a imposição da ditadura. Além de que, mesmo depois de morto, o génio, o santo, o insubstituível Fidel continuará a mandar em toda a gente como se vê pelo aparelho que deixa montado.

A menos que uma erupção de violência irrompa algum dia, porque a História não suporta para sempre terrenos instáveis e as margens não podem comprimir indefinidamente a liberdade dos rios - para invocar Brecht !

A História o absolverá? Se tivesse feito a revolução para entregar o futuro de Cuba aos cubanos, sim. Porém, nunca a História absolveu ou lamentou a morte dos ditadores mas sim o sofrimento das suas vítimas que são, não só os presos e exilados, mas todos os que sofrem a sua opressão.

1 comentário:

Sensualidades disse...

ainda bem que ainda nao se encontrou maneira de regular o sonho

beijos
Paula