4.1.14

Politicamente correcto

Numa universidade da Austrália, há um concurso anual sobre a definição mais apropriada de um termo contemporâneo. Este ano, o termo escolhido foi "politicamente correcto".

O estudante vencedor escreveu:

Politicamente correcto é uma doutrina, sustentada por uma minoria iludida e sem lógica, que foi rapidamente promovida pelos meios de comunicação e que sustenta a ideia de que é inteiramente possível pegar num pedaço de merda pelo lado limpo.

O que é que isto tem a ver com a "calibragem" e outras subtilezas destinadas a "melhorar  a comunicação" do Governo com a população, seria uma boa questão para pôr a concurso entre nós!...

(Obrigado, A. D., pela notícia)

1 comentário:

antónio m p disse...

Segundo George Orwell, novilíngua é uma forma de controlo social, através do qual o Estado se apropria de palavras correntes, atribuindo-lhes um sentido diferente, sempre difuso, muitas vezes o oposto do sentido original. A ideia é simples: quem controla a linguagem, controla a comunicação, e quem controla a comunicação, controla a informação, o que o público sabe, o que as pessoas conhecem do Estado. A linguagem é um meio de perpetuar o poder, e a novilíngua o instrumento que permite a manutenção de um discurso público que legitima a sua existência.

(Excerto de um artigo de Sérgio Lavos em http//arrastao.org)