16.4.18

As guerras de Macron

O general Vincent Déport, antigo director da escola de guerra de França, quando lhe perguntaram se o ataque contra a Síria foi legítimo, respondeu: “não sei se o ataque é legítimo mas é necessário”. Por sua vez, François Hollande, antigo presidente da república francesa, considera o ataque “justificado”. 

Quanto ao actual presidente francês, Emmanuel Macron, que está eufórico com a demonstração do seu poder militar em acção real, declarou neste domingo, em entrevista na BFMTV, que o ataque foi mesmo legítimo, invocando umas imagens de dois ou três miúdos a levar umas mangueiradas numa sala incaracterística.


(foto recortada em globo.com)

Se foi necessário, justificado, legítimo ou simplesmente.. conveniente às estratégias politicas de Emmanuel Macron e Theresa May é o que a História acabará por revelar a seu tempo que não é o tempo deles. Mas algumas coisas sabemos já seguramente:

- as primeiras vítimas dos ataques são os cidadãos que pagam impostos aos estados atacantes para estes brincarem às guerras;
- o ataque não esperou pelas conclusões científicas sobre a origem das armas químicas, havendo mesmo quem admita que elas foram fornecidas pelo “ocidente” a grupos sírios de oposição ao presidente Assad;
- o ataque não afecta “o regime de Assad” nem garante a eliminação das alegadas armas químicas;
- o ataque reforça o apoio dos cidadãos sírios ao seu presidente, eles que são sempre as vítimas trágicas de todos os ataques;
- o ataque consolida as alianças da Síria com a Rússia e outros aliados de Assad;

- o ataque beneficia as organizações terroristas que combatem na Síria;
- o ataque é um traque na paz mundial.

2 comentários:

antónio m p disse...

"Acredito que ninguém precisa do ataque da maneira em que foi realizado e em que é apresentado. Parece mais um treinamento antes de começar a disparar a sério. É inaceitável, não resultará em nada de bom", afirmou Gorbachev, ex-presidente da URSS.

Das notícias (Público 15/04/2018):
"Os jornais norte-americanos escreveram (oportunamente) que o Presidente Trump estava no meio de uma luta com os chefes militares: enquanto estes diziam que era um erro sair da Síria rapidamente, o Presidente insistia que tinha chegado a hora".

antónio m p disse...

JE de 19/04/2018:
«A televisão pública russa Rossia 24 divulgou esta quarta-feira o testemunho de um rapaz que afirma ter participado numa encenação do presumível ataque químico de 7 de abril contra Douma, na Síria».
Recortado em
http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noticias/tv-russa-difunde-testemunho-sobre-alegada-encenacao-de-ataque-quimico-na-siria-296306