30.10.08

Mariza no coração dos russos

Roubo a José Milhases esta reportagem sobre a forma como a nossa Mariza é vista e ouvida na Rússia. Porque as apreciações dizem tudo o que eu próprio penso – incluindo a atenção aos músicos, tantas vezes e tão injustamente menosprezados:

O crítico musical (Serguei Sossedov, no jornal electrónico km.ru) afirma ainda que "nessas baladas canta-se o quotidiano dos habitantes desse país, as suas tristezas, alegrias, buscas espirituais, sonhos, esperanças e, claro, o amor".


Sossedov chama também a atenção para o "trabalho brilhante" dos guitarristas: "nos seus dedos, cada corda não só soa de forma penetrante, como parece conversar connosco".Sobre a cantora, o crítico russo não hesita em compará-la com Cesária Évora mas "Mariza é vinte mais vezes expressiva, quente e sensual", conclui.

Por seu lado, a revista Joy afirma que "esta bela jovem canta fado, e isso significa que canta em português. Os temas tocados com equilíbrio e sensualidade, a mestria hispano-portuguesa da guitarra acústica e a voz sentimental de Mariza são precisamente aquilo que é necessário às pessoas cansadas do ritmo enlouquecedor das grandes cidades", conclui.

1 comentário:

Menina Marota disse...

É sempre assim! Os de fora, elogiam mais e, dão muitas vezes maior relevância, que os de "dentro"...