25.7.12

Paradoxos de esquerda

Morreu no dia 22/7, Oswaldo Payá (n. 1952), num acidente de automóvel.

Resistente assumido contra a repressão política, dele se recorda que subscreveu com mais catorze mil cidadãos, uma petição ao abrigo da constituição, destinada a obter a liberdade de associação, de expressão e de Imprensa, e a libertação dos presos políticos. O resultado foi a prisão de 40 membros do movimento de libertação que ele representava.

Isto podia ter sido em Portugal, durante o salazarismo ou a “Primavera Marcelista, mas não; foi durante a Primavera Negra de 2003, em Cuba.

Nada que demova a relação “de fraternidade” que o PCP continua a cultivar com aqueles que noutras partes do mundo impõem ditaduras que o são independentemente das cores com que as pintam. A grande justificação continuará a ser a origem revolucionária libertadora que esses regimes tiveram, e o caracter socialista que esses regimes proclamam. Faz lembrar o generalizado elogio que alguns faziam e fazem ao Estado Novo, em nome do restabelecimento da “ordem” e da saúde financeira do salazarismo.

Está em preparação a Festa do Avante que decorrerá de 7 a 9 de Setembro. Lá voltaremos a encontrar o “Espaço Internacional” onde «estará em evidência a cooperação e a luta dos povos de todo o mundo face à crise do capitalismo e à violenta ofensiva do imperialismo». Mas não a cooperação e a luta dos povos de todo o mundo face aos abusos de poder, à supressão das liberdades políticas, à perseguição repressiva contra os opositores às ditaduras “de esquerda”. Pelo contrário. E este paradoxo ideológico voltará a ser consagrado em forma de farsa no XIX Congresso, também ele em preparação para o final de Novembro.

Como alguém diria: que se lixem as eleições, o que importa são as revoluções!

Felizmente há alternativas.

NOTA: No momento em que publico este artigo, surge esta informação em twiter desde Cuba: Ailer Gzlez narra golpes e irregularidades legales en su arresto (prisão); 20 personas esperamos fuera d Estacion porque liberen a Antonio Rodiles.

Sem comentários: