31.5.15

Porque hoje é domingo (71)

De que nos fala a homilia de hoje ?


Mateus conta (Mt. cap.28) que Maria Madalena e “a outra Maria” foram ver o sepulcro e que então ocorreu um grande terramoto! Até aqui, tudo razoável, isto é, tudo compreensível.

Mas heis que “um anjo do Senhor desceu dos céus” e, chegando ao sepulcro, rolou a pedra da entrada e “assentou-se sobre ela”.

Do anjo se diz que era “como um relâmpago, e suas vestes eram brancas como a neve”. Dêmos de barato a aparência descrita e que um relâmpago se tenha sentado sobre uma pedra… Afinal, a crermos que era um anjo e como tal reconhecido, o que menos importa é o que parecia. 

Para nós que estamos dispostos a imaginar a forma de um extra-terrestre e os meios de locomoção que utiliza, temos que admitir a descrição do anjo que nos é apresentada por Mateus. E se Nossa Senhora de Fátima voava e vestia de branco, não sei porque um anjo não havia de fazer o mesmo.


O que não pode deixar de surpreender é que “os guardas tremeram de medo e ficaram como mortos”. Mas se estava a ocorrer um terramoto, não eram só os guardas que tremiam e não era só de medo, é o que acontece às pessoas no meio de um terramoto. O que parece menos provável é que “tremeram de medo e ficaram como mortos”. Os mortos tremem? E as duas Marias, no meio de um terramoto e diante de um anjo que lhes fala, aperceberam-se que os soldados… tremiam?

Tudo isto é quase tão incompreensível como o mistério da Santíssima Trindade que, apesar de ser assumidamente um mistério, é forçoso que nele acreditemos.

Eu posso acreditar que o Sol é habitado, que um pedaço de pão é o corpo de Cristo e que Cavaco Silva é o presidente de todos os portugueses - são ideias misteriosas mas concretas sobre as quais se pode formular uma opinião. O que não posso acreditar é num… mistério indefinido. Não por ser mistério mas por ser indefinido.

Imagens recolhidas em Google.com

1 comentário:

antónio m p disse...

«Sim, a Bíblia revela-nos Deus. Tal como a banda-desenhada nos revela o Super-Homem.»