Mostrar mensagens com a etiqueta CDU. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta CDU. Mostrar todas as mensagens

2019/10/06

O X do próximo governo


Maioria absoluta de deputados: 116

116 = PS + X
X = PAN ou PCP ou PSD


O PAN conviria ao PS uma vez que não pretende colocar nenhum elemento seu no Governo nem teria exigências políticas difíceis de satisfazer, seja por falta de ideologia consistente, seja por falta de competência. E, pelo lado do PAN, tal solução dar-lhe-ia um relevo político muito acima do que ele próprio alguma vez imaginou.

Não sendo suficientes os deputados do PAN, o PS poderia tentar alguma espécie de acordo com o PCP. No entanto, tal acordo só interessaria à CDU como forma de impedir um governo PS-PSD. Mas é difícil imaginar os termos de um tal entendimento que não comprometessem seriamente o futuro do PCP... ou o futuro de António Costa!

Uma terceira alternativa seria a formação de um governo com a participação ou o apoio do PSD. A partilha de ministérios, em última instância, além de ser tolerável para António Costa, até poderia agradar a uma parte do PS e a uma parte do PSD, mas seria prejudicial sobretudo para este que concorre com o PS para voltar a ser o partido principal da política portuguesa. Um simples apoio de incidência orçamental, mediante condições negociadas, para evitar a solução PS-CDU, não é de excluir completamente mesmo que seja rompido depois do primeiro orçamento...

O mais provável e o que mais conviria a António Costa, se não tiver maioria absoluta, é conseguir esta maioria com os deputados do PAN e de mais algum que venha de fora do quadro parlamentar anterior.

A expectativa aumenta e o povo não aguenta!

2019/09/28

Ecologia e socialismo

Tem razão a CDU quando diz que “o capitalismo não é verde”. Os acontecimentos actuais na Amazónia, p.e., o demonstram. Mas isso significa o quê? Que o socialismo é verde? 

O país mais poluidor do mundo é a China... comunista. E a União Soviética não foi um exemplo mais feliz. E o que dizer da tragédia de Chernobil, na União Soviética? Foi mais verde do que o acidente nuclear de Fukushima, no Japão? Não, não é por aí.

Um socialismo utópico talvez seja verde mas disso sabemos tanto como da cor dos marcianos. E afinal o que seria um socialismo verde?  Aqueles que fazem da expressão um lema de propaganda, que respondam.


(Excerto submetido a recomposição gráfica)

2015/07/25

O medo de Cavaco

Assustado com a perspectiva de as esquerdas acolherem os votos de protesto nas próximas eleições, Cavaco Silva, logo secundado por Passos Coelho, apelam ao chamado "voto útil", isto é, à concentração dos votos nos maiores partidos que podem - que poderiam! - alcançar uma maioria absoluta.

É preciso suster a subida das esquerdas - pareceu-me ouvi-lo dizer no recente discurso.

O que aconteceu nas eleições da Grécia e o que está a acontecer na Espanha do Podemos, na Itália de Beppe Grillo e, apesar de tudo, o susto que foi o Ukip na Grã-Bretanha até ao dia das eleições de 2015, faz tremer a Europa dos liberais. E Cavaco puxa os cordelinhos para que isso não aconteça em Portugal. O problema dele é o vento, são os ventos...